06.08.90 – ENTREGA DA REDE DE ENERGIA ELETRICA NA LOCALIDADE DE SERRAVAL E ALTO LAGEADO

06 de agosto de 1990 no salão de Isidoro Mayer, o prefeito Saul J. Rover e seu Vice Pedrinho Piva oficializam a inauguração da eletrificação rural na localidade de Serraval.

da esquerda para a direita: Pedro Piva Junior, Saul J. Rover, …, Luís Borgonovo(Goiaba) sendo saudados pela professora Isabel Bósio

06 de agosto de 1990a localidade de Alto Lajeado recebe a rede de eletrificação rural.

da esquerda para a direita: Tininho Marcos, Pedro Piva, Saul, professor Pereirinha’ e demais….

Fonte: arquivo pessoal Jonas Cadorin

DÉCADA DE 1980/90 – PRÉ ESCOLAR MADRE PAULINA E ESCOLA ISOLADA VIGOLANI

Antes da reorganização dos espaços escolares , cada localidade do município de Nova Trento tinha sua escola ‘isolada’ multisseriada com uma ou duas professoras que atendiam as crianças do local. As escolas seguiam o padrão da escola da foto: dois banheiros, uma sala administrativa, uma ou duas salas de aula e espaço nos arredores para recreação. Nos anos dois mil em diante houve a unificação das escolas e a introdução do transporte escolar para deslocar os alunos reunindo as escolas no Centro, Trinta Réis, Aguti e Salto.

Fonte :Arquivo pessoal Jonas Cadorin. Postagem: Jonas Cadorin

1941/42 – FAMÍLIA DE LUIZ BUSNARDO E MARIA GRANDO

A família do vêneto, da da Província de Vicenza, Luiz Busnardo, foi fotografada por João Valle no santuário de Nossa senhora do Bom Socorro.(João Valle possuía uma máquina tipo lambe-lambe, que usava o flash com pequenas explosões de pólvora para produzir a iluminação da foto. João também era músico da banda, tocava requinta e nas missas se notabilizava com sua voz de barítono.
No centro, sentados: o casal Luiz Busnardo e sua esposa Maria Grando
Primeira fila de crianças, em pé, da esquerda para a direita: Cleonice, César, Edviges Valle e Luiz Henrique, popular Hique.
No colo de nona Maria : Eda
Na fila de trás em pé: Marcílio Busnardo, João Gualberto Busnardo com sua filha Nanci, Dona Nieta de Córdova Busnardo (esposa de Gualberto) com a filha Mercedes. Ivo Busnardo, Marçal Valle e sua esposa Alzira Busnardo
Irineu Busnardo e Zaíde dos Anjos Busnardo com a filha Zita.
Na primeira fila, sentados, da esquerda para a direita: Vilson Valle, Gastão Busnardo e o bispo Dom Valmir Valle.
Fonte: Edviges Valle. Informações: Juliano Mazolla. Postagem : Jonas Cadorin


ANOS 1980 – GRUPO DA TERCEIRA IDADE – CASA DEI NONNI

Em cada rosto uma história, inspiração para a literatura. Matriarcas de famílias numerosas, muito trabalho, diversão pouca. Vaidades? E sobrava tempo para isso? Mesmo assim mulheres de uma beleza ímpar, de corações que pulsavam mais para outros do que para si.

Fonte: acervo Casa dei Nonni, centro. Postagem Jonas Cadorin

DÉCADA DE 1950 – CASA DA FAMÍLIA MOTTER E GON

Casa que pertenceu a família de Atílio Gon e Maria Motter Gon, localizada nas proximidades da igreja de Santo Antônio, bairro Salto. A casa foi construída nos anos de 1950 e durou até a década de 1990 quando foi adquirida por Carlito Batistti, posteriormente demolida por problemas de manutenção e poeira devido a localização na beira da estrada. ( No passado o problema com a poeira não existia porque eram poucos os veículos automotores que circulavam pela cidade e no interior.) A casa é um modelo da engenhosidade dos pedreiros neotrentinos. Numa época em que a energia elétrica ainda não havia chegado ao interior as casas eram construídas voltadas para o sol nascente, com muitas janelas para aproveitar a claridade até as últimas horas da tarde.

Colaboração: Heitor R. Motter, comentário e postagem: Jonas Cadorin

1990 – MONUMENTO SANTA PAULINA ‘COLONINHA’

Monumento em homenagem ao centenário de fundação da Congregação das Irmãzinhas da imaculada Conceição 1890 -1990

O monumento dedicado a Santa Paulina, menina agricultora, uma coloninha, está localizada à frente do Hospital Imaculada Conceição, no centro de Nova Trento. Um carro de bois e uma enxada sustentam a estrutura projeta pelo saudoso arquiteto Alfredo Cadorin. A modelagem da estrutura foi obra do saudoso Osni Marcelo Zanella, falecido em 1999. Era prefeito o sr. Saul José Rover.

Don Luciano Carnessali(1928-2003) é uma figura bem conhecida no ambiente Artísitico do Trentino. Foi ordenado sacerdote em 1955. Artista, caçador, sacerdote eram pelo menos as três principais atividades de Dom Luciano Carnessalli, originário de Godenzo (Comano Terme) foi pároco em Seo-Sclemo por 43 anos. Em 1969 frequentou cursos sobre a anatomia humana sob o ponto de vista artístico na Academie de la Grande Chaumiére em Paris. Esculpiu mais de 250 obras espalhadas pelo Trentino e no exterior. Diversas estátuas de bronze se encontram na igreja de São Pietro e Paolo em Sclemo di Stenico, outras obras no Duomo de Trento e Santa Maria Maggiore; são de sua autoria os portais da igreja de Sirmione, Nomi, Padergnone, o monumento aos mortos na guerra em Denno, Strembo, Zambana, Saone. Morreu tragicamente em um acidente de trânsito em Pietramurata em 2003.

Dom Guido Bortolameotti nasceu em Vigolo Vattaro na província de Trento em 28 de dezembro de 1904.Foi ordenado sacerdote em 1º julho de 1928. Em 1946 foi nomeado reitor do seminário maior em Trento, dez anos depois foi nomeado Vigário Geral da diocese de Trento. Faleceu em 2002. Foi um dos grandes incentivadores do processo de canonização de madre Paulina tanto que presenteou Nova Trento com a escultura em bronze do artista Luciano Carnessali.

Foto e Postagem: Jonas Cadorin