Quem Somos

“Nar al fero”, ao Alferes,  no dialeto (neo)trentino, significava ir para o centro da cidade, cujo ponto de referência, desde o início da colônia, é o encontro entre o Rio do Braço e o Ribeirão Alferes. Foi o nome desde último que deu origem à expressão.

Assim como essa expressão e o dialeto como um todo que, infelizmente, está caindo em desuso, muitas fotos antigas, que registram os primórdios da nossa cidade, estão se perdendo com o passar do tempo em caixas, gavetas e álbuns.

Pensando nisso e com interesse em preservar esse pedaço da história neotrentina, os autores do blog se uniram num esforço conjunto para digitalizar e divulgar imagens e outros documentos de interesse disponibilizados pelas várias pessoas e instituições do município.

Quem Somos?

Três neotrentinos apaixonados pela história de nossa cidade. Não temos pretensão de autopromoção com este trabalho e estamos aceitando a colaboração de todos que tiverem interesse.

Cindy Ane Maffezoli, Bacharel em Administração

Jonas Cadorin, Historiador, Mestre em Educação, membro do Gruppo de Musica I Pargoleti

Misael Dalbosco, Engenheiro Mecânico, Professor Acadêmico

 

Leitor, você também pode participar comentando, auxiliando nas informações das imagens exibidas, enviando imagens, documentos (Dialeto Trentino), músicas, entre outros arquivos históricos de Nova Trento.

Envie e-mail para alferont@gmail.com

Anúncios

42 comentários em “Quem Somos

  1. parabens pela iniciativa e torcendo para que este site cada vez mais receba fotos e comentarios que resgate ainda mais a historia de nossa querida nova trento, uma historia riquissima e ainda incompleta diante da enormidade de registros que devem estar nas mãos de atuais descendentes, que talvez não tenham ideia da importancia deles. Eu, por exemplo, estou a procura do livro Historia de Nova Trento de Walter F. Piazza editado creio em 1950. Um abraço e sucesso a todos.

    • Olá Afonso! Agradecemos sua visita. As pessoas estão sendo muito receptivas a ideia do site e colaborando com muitas fotos.
      Sobre o livro História de Nova Trento de Walter F. Piazza, nós sabemos quem possuí. Você pode enviar suas informações de contato para alferont@gmail.com – Que informaremos o nome da pessoa que possuí o livro.
      Grande abraço! Cindy, Jonas e Misael.

  2. Sou bisneto de Bartolomeu Minatti e Virginia Minatti, que veio de Trentini, em 1880, para Nova Trento, estado de Santa Catarina, com oito filhos, meu pai era filho de Paulino Minatti e Olga Madalena Minatti. resido no região de Presidente Prudente. Gostaria de saber mais sobre a familia “minatti”. que se tornou uma grande familia, pois esse sobrenome em muitas cidades. Esse trabalho que vocês vem fazendo, ajuda saber de nossas origens.

    • Olá Grazi! Muito obrigada pelo elogio. A Equipe Al Fero fica muito feliz e agradece a sua visita.
      Em breve colocaremos mais fotos da Família Demonti.
      Grande abraço,
      Jonas, Cindy e Misael.

  3. Eu sou Geltrudes Darós Tirloni (Geltrudes Tirloni) As fotos que eu vi face dos irmãos Pedrotti …o menino da esquerda é meu irmão Osmar Tirloni (Maico). O Quidinho, Aristides e Américo Pedrotti foram praticamente criados juntamente conosco, quando moravam na Rua Madre Paulina…mais tarde mudaram-se para o Espraiado. O Professor de música era meu tio Bebin Bassi que era casado com minha tia: Madalena Gessele Tirloni. Parabéns pela iniciativa.

    • Olá Geltrudes! Muito obrigada pela sua visita e também pelo comentário. Se você tiver algumas fotos para nos disponibilizar, podemos agendar um dia para pega-las. Nós digitalizamos as imagens e as devolvemos para você.
      Convidamos a continuar acompanhado o Blog. Abraços Cindy Maffezoli

  4. Boa tarde. Sou bisneto de Jose valle e Angela Darós e Maris resner casada co Germano meschke, Moro em avaré SP, como consigo o livro de Nova Trento.Obrigado

  5. Parabéns, bonito trabalho, gostaria de mais informações, sobre o primeiro casal de sobrenome Maçaneiro, de onde vieram, quanfo e seus descedentes, obrigado
    Maria

  6. Prezados

    vocè sabe se uma mesma iniciativa (un trabalho paresido) foi fieto tambem para a cidade de Botuverà???
    (desculpe meos erroes, eu nunca estudei portugues)

    Alessandro Tirloni

  7. Pessoal, amei a iniciativa. Sou o Osmar Paulo (Darós) Tirloni (Maíco) e, quero agradecer muito a todos Vocês pelas Lembranças retratadas nesse Site.
    Que Deus abençoe a todos, saudades…

  8. Bom dia,
    Preciso de uma ajuda!!preciso localizar as primeiras familias Zandonai a chegar no brasil…já tentei de varias formas mas não consegui…se puderes me ajudar …agradeço desde já

  9. Parabéns pela iniciativa. Sou Jonas Maçaneiro, filho de Francisco de Assis Maçaneiro, natural de Nova Trento/SC e neto de João Henrique Maçaneiro.

  10. Necessito informações do meu avô,AUGUSTO POLI,QUE MOROU EM NOVA TRENTO.
    FOI CASADO COM CECILIA PIAZZA POLI,QUE FOI PROFESSORA EM VIGOLO NA DÉCADA DE 20.
    OBRIGADO.

  11. Sou Vera Podiacki, nasci e vivo no Rio de Janeiro.
    Minha avó paterna, chamava-se Ida Fedrigo Gottardi Podiacki, Podiacki do meu avô, polonês.
    Casaram-se em Nova Trento em 1906. Ela com 18 anos e ele com 40. Tenho um registro de cartório de Nova Trento. meu pai nasceu aí e já visitei a cidade duas vezes.
    muito linda!
    Gostaria, se possível, de saber o grau de parentesco entre minha avó e Gottardi, Domenico (de Roncegno) que encontrei aqui:

    http://www.circolotrentino.com.br/site/conteudo/index.php?id=60057

    Parabéns pela iniciativa e muito obrigada.

    • Boa tarde, Vera! Esse site é do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, que é outra cidade de colonização tirolesa aqui em SC. Portanto, provavelmente esse Domenico Gottardi não tem parentesco com os Gottardi de Nova Trento. Abraços!

  12. Boa noite!! Gostei muito da iniciativa!! Tenho muito interesse em saber mais sobre a origem e historia do meu sobrenome também!! Grata!! Parabéns pelo trabalho

  13. Parabéns pela iniciativa é muito legal saber nossas origens… Minha mãe é Irene Piva, filha de Lidio piva que é filho de Vicente Piva e Emilia Sgrott Piva de Nova Trento. Vocês tem algum material sobre a familia Piva ai em Nova Trento?
    Muito Obrigado

  14. Olá, me chamo Maria Helena, sempre tive muita vontade em fazer uma árvore genealógica, e conhecer a história dos meus antepassados. Minha mãe se chama Nair Maria Maffezoli é de Nova Trento, ela nasceu em 45 em braço do norte, meu avô se chamava Lourenço Maffezoli é era casado com Paulina Tamanini. Uma vez ela me contou que seu bisavô foi uns dos primeiros italianos aí em Nova Trento, e ele havia vindo criança (uns 8 anos) com a família de Trento (Itália) em um navio. Eu pesquisei e achei uns documentos de embarcações que vieram de Trento, e achei a listagem de passageiros em um site, lá constava apenas 1 família Maffezoli, e havia 1 única criança do sexo masculino, que por coincidência tinha 9 anos, seu nome era Giovani Maffezoli.
    Até os seus 7 anos de idade ela só falava italiano, mas depois a família se mudou para Canelinha.
    Hoje ela vive em Brusque.
    Será que somos parentes distantes?

  15. Boa tarde. Parabéns pelo belo trabalho. Tenho muitas fotos de familiares que posso compartilhar. Os imigrantes meus bisavôs Antonio Gilli casado com Judite Motter e Romano Floriani casado com Catarina Contesini. Os neotrentinos meus Avós José Gilli e Carolina Floriani, e meu pai Florentino Gilli.

  16. Olá! Gostaria de agradecer a vocês pela iniciativa. Sou bisneta de Francisco Cadorin e Adelina Delmonti. Meu avô Plácido Cadorin nasceu em Nova Trento, mas casou e se estabeleceu em Florianópolis. Por isso, nós da terceira geração dos Cadorin de Floripa acabamos não tendo muitas informações. Fiquei muito feliz em poder resgatar um pouco da memória da família. Vou continuar acompanhando o trabalho de vocês, em busca de mais informações. Obrigada!

    • Heloisa, sou Jonas Cadorin, seu avô era meu tio, sou filho do Salvador Cadorin. Olhe na página. postei a foto do nosso ancestral que veio da Europa seu trisavô Giovanni e Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s