1935 – PADRE JOSÉ VON LASSENBERG

Os padres jesuítas vieram atender os imigrantes em 1878 se comunicavam em quatro línguas: italiano, alemão, polonês e português. O padre Lassemberg, por dominar a língua alemã e polonesa, atendeu, por muitos anos, as comunidade do Pinheral, Valsugana e o núcleo Esteves Junior atual Boiteuxburgo. Os atendimentos aos paroquianos eram feitos a pé e a cavalo. O padre ficava ausente da sede por meses enfrentando as intempéries e acidentes com a cavalgadura … O padre rezava a missa, fazia os sermões atualizando as orientações da igreja católica,, organizava as irmandades(Cruzada Eucarística, Filhas de Maria, Apostolado da Oração…) atendia confissões, benzia as casas, benzia os doentes, animais e plantações, batizava, ministrava a extrema unção, rezava as cerimonias sepultamentos, mediava os conflitos entre vizinhos e questões de diferenças entre alemães, italianos, poloneses, portugueses… Numa época em que o poder público não chegava ao interior do município, o padre era a liderança que disciplinava e orientava a população. Era respeitado e recebido nas casas como um ministro de Deus na terra.

Foto: arquivo jesuíta. Postagem Jonas Cadorin

1938 -2023 – NELSON JOSÉ ROVER

Faleceu hoje,09 de outubro, aos 85 anos, o pedreiro Nelson José Rover(irmão do ex-prefeito Saul Rover). Deixou cinco filhos. Aos nove anos frequentou o seminário católico em São Paulo. Queria ser missionário no Japão.(As filhas cantaram, na cerimonia de sepultamento, a Ave Maria em japonês que ele ensinou a elas quando meninas). O pai precisou dele para ajudar no sustento da família e acabou retornando um tempo depois . Veio a ser um renomado construtor. Trabalhou na construção de diversas igrejas, entre elas a do Claraíba e da casa de retiros Nossa Senhora de Fátima no Morro das Pedras, Florianópolis. Uma de suas paixões era o jogo de mora. Colecionou muitas medalhas e troféus.

Postagem: Jonas Cadorin

04.10.1993 – PROJETO GADO DE LEITE

Inácio Bottamedi, Luiz Dellagnello, Altair Ruberti, recebendo as vacas leiteiras da raça Jersey, do projeto Gado de Leite, uma pareceria da Província Autônoma de Trento, Circolo Trentino e prefeitura Municipal. O projeto serviu de subsídio, no fornecimento de leite, para a Trentolat que foi fundada em 1999. Segue , nas próximas fotos, alguns agricultores , que receberam as novilhas para iniciar o plantel.

Gabriel Orlandi, da comunidade da Valsugana.

Altair Ruberti, do bairro Trinta Réis.

Luiz Dellagnello, do bairro Salto

Inácio Buttchevitz

Érico Marchi

Fotos: arquivo pessoal Jonas Cadorin ( infelizmente não sei informar o crédito da foto)