ABRIL DE 2002 – PINTURA DO AFRESCO DO HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO

Em abril do ano de 2002, numa parceria com a Província Autônoma de Trento, foi realizado em Nova Trento um curso de pintura de murais, com a renomada artista Paola de Manincor e um colaborador , Andrea Casna, ambos da cidade Lavis, no Trentino. Dez alunos do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina participaram do curso. O objetivo foi o de ensinar técnicas de pinturas de murais em paredes que pudessem suportar ação do tempo, seguindo procedimentos já usados nas seculares pinturas europeias. O tema do mural realizado na parede do hospital Imaculada conceição, com a dimensão de 100 metros quadrados foi: O caminho do homem, retratando a longínqua paisagem do Tirol/Trentino até a nova terra, sob a proteção de Nossa Senhora. Uma homenagem a todos aqueles que deixaram a terra natal em busca de melhores condições de vida para suas famílias. Uma historia de imigração. Um outro painel , de 18 metros quadrados foi realizada no interior da antiga prefeitura, dedicado aos jovens, a musica e a amizade. Infelizmente foi destruído com a construção da nova prefeitura.( A pintura Paolo de Manicor faleceu no dia 13 de abril de 2011. Sua vasta obra pode ser acessada nos sites de busca)

Paola de Manincor , no centro da foto, aoseu lado a artista Djeca Montibeller, de Nova Trento. Também de Nova Trento, agachado o saudoso Valmir Tomasini, Pica Pau, de branco a diretora do hospital Irmã Marli, de pé, ao fundo, Elis Facchini assessora de imprensa da prefeitura e Jeremias Cipriani.

fotos da revista Trentino Emigrazione, nº 23, de abril de 2002. Postagem Jonas Cadorin

1960 – SALVADOR GESSELE e IGNÊS ANDRIOLLI GESSELE

Sentados da esquerda para direita: Francisco (Chico), Ignês, Salvador, Ana Marchi(avó, viúva de Francisco Gessele). De pé, da esquerda para direita: Irani, Anair, Clarice, Erotis (in memoriam). A foto tem como fundo a residência do sr. Leonardo de Oliveira.

Fonte: Francisco Gessele, álbum de família. Postagem: Jonas Cadorin

*1944 +03.09.2023 – MARIO JOSÉ MERIZIO

Nova Trento se despediu, no dia três de setembro, de um de seus moradores que foi o símbolo da versatilidade: foi pai, avô, estofador, professor de matemática(dos bons), vice prefeito na gestão 2001-2003, um artista de teatro popular (impossível não rir dos seus papéis), uma pessoa que, se tinha problemas, não deixava transparecer e transmitia paz e serenidade onde se encontrava. Aos 79 anos foi se juntar aos neotrentinos “del paradis!” Fez história.

Fotos: arquivo pessoal Jonas Cadorin

‘ADÃO E EVA NÃO SE VESTIA PORQUE ALVIM BOTTAMEDI NÃO EXISTIA.’

Som do Tininho Marcos fazendo publicidade nas ruas das cidades do vale na década de 1980. Em destaque a Alfaiataria e loja Bottamedi que foi, durante décadas, uma das últimas alfaiatarias de Nova Trento. Uma equipe, de cinco a seis alfaiates(Zézo, Bastião, Adulci…), nos fundos da loja, na esquina da praça Getúlio Vargas, confeccionava ternos completos, calças, camisas, enfim, peças de gala do vestuário masculino que marcou época. Seu proprietário e fundador, Alvim Bottamedi, faleceu hoje, dia 4 de setembro, aos 87 anos.

Fonte: Fotos históricas de São João Batista e Obituário da Funerária Bom socorro. Comentários , Jonas Cadorin.