

Em várias regiões da Europa, o santo é recordado neste dia, mas na região do Tirol a data é particularmente festiva (al. Josefitag, it. Festa di San Giuseppe) porque São José é o santo padroeiro do Tirol, oficialmente reconhecido em 1772, a pedido da imperatriz Maria Teresa de Habsburgo, com o decreto imperial “Sanctus Josephus Tirolensis Patronus”.
Em muitas comunidades rurais do Brasil existem festas dedicadas a São José. A maioria dos imigrantes vindos do Tirol preservou em nosso país a fé herdada na terra de origem e a figura do santo é lembrada em festejos e missas festivas.
Nova Trento é uma destas comunidades onde São José faz parte da tradição. Uma das formas de homenageá-lo era dando seu nome a um dos filhos ou filhas. Tornou-se comum em quase todas as famílias haver um ‘José’ , apelidado carinhosamente de BEPI, BEPIM, BEPOM, como primeiro ou segundo nome ou na versão feminina: Josephinha, Josepha). Tudo tem sua história ! AUGURI A TUTTI I BEPI! SAN GIOSEPE VECHIARELO, BENEDETO DI MARIA, PREGA PER NOI !

Informações e imagens, Jonas Cadorin e site TIROLEZES NO BRASIL https://tiroleses.com.br/2016/03/19/festa-de-s-jose-padroeiro-do-tirol/