PEDREIROS DE NOVA TRENTO – IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO – BETÂNIA -ANGELINA

Se hoje Nova Trento é conhecida como a ” cidade dos pedreiros” é no passado que este titulo foi conquistado. Quando a crise da agricultura e da falta de terrenos propícios para o plantio para atender famílias numerosas, Nova Trento vê surgir uma alternativa que até então estava dormente: a construção civil. Se até então não haviam feito uso destas habilidades é por que a oferta abundante de madeira justificava a ausência de casas de alvenaria. Com as casa se deteriorando e sendo consumidas por cupins ao longo dos anos, as novas foram sendo edificadas de alvenaria, a começar pelas igrejas. A construção de igrejas projetou a mão de obra neotrentina para além de suas fronteiras. Na foto acima vemos a construção da igreja, administrada pelos padres Franciscanos, na localidade de Betânia, município de Angelina, entre 1953 a 1955 . Pedreiros, carpinteiros, serventes, pintores, assentadores de ladrilho hidráulico, cozinheiros, uma empreiteira onde cada um sabia fazer o seu papel com maestria, guiados por um pedreiro mais experiente que executava ( quando não desenhava e fazia o cálculo estrutural) a planta da obra contratada. Na foto acima o grupo tinha como responsável o Sr. Salvador Cadorin, filho do respeitado mestre construtor Francisco Cadorin . Não temos como identificar os pedreiros na foto. A foto faz parte do álbum de família do falecido Salvador Cadorin. Um registro que ele fazia questão de guardar e mostrar como prova da habilidade dos pedreiros neotrentinos. Trabalho de equipe. Trabalho de amigos, acima de tudo. Os anos se passaram a obra permanece. Nova Trento e todas suas empreiteiras e construtores agradecem a herança deixada.
O frei Franciscano aparece de preto no centro da foto, no andaime, ladeado pelos oito construtores (muratori). O homem de branco, de paletó , supomos que seja alguém ligado a administração da obra.
Salvador Cadorin aprece no lado direito da escada, com a mão no bolso.

Postagem: Jonas Cadorin. Fotos: álbum família Salvador Cadorin, site da paroquia de Angelina.

2 comentários em “PEDREIROS DE NOVA TRENTO – IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO – BETÂNIA -ANGELINA

  1. LEMBRO MUITO BEM DA CONSTRUÇÃO DESSA IGREJA… NA ÉPOCA JÁ SABIA QUE O MESTRE DE OBRA ERA O SR; SALVADOR E SEU AJUDANTE JOÃO…QUE ESTAVAM ALOJADOS NA SACA DO SR; NICOLAU SCHAPPO…O SR JOÃO TINHA A BOCA CHEIA DE DENTES DE OURO… E O SR SALVADOR ANDAVA SEM BALANÇAR OS BRAÇOS… NÓS ACHAVA ENGRAÇADO… EU E MEU IRMÃO DALVO CARREGÁVAMOS TIJOLOS SOB OS CUIDADOS DO SR; SEBASTIÃO GORGES… EU ENTREI EM CONFLITO COM MEU IRMÃO POR CAUSA DE UM CARRINHO DE MÃO, O SR; SEBASTIÃO GORGES TEVE QUE INTERVIR PARA ACALMAR OS ÂNIMOS…” E ME CHAMOU DE BRABO VIOLENTO” OS ANDAIMES ERAM FEITO DE PAU ROLIÇO DO MATO E AMARRADO COM CIPÓ , QUE NA ÉPOCA TINHA EM ABUNDÂNCIA NA REGIÃO…O SR; RAINOLDO HOFFMANN ERA O CARPINTEIRO FAMOSO DA VILA QUE AUXILIAVA NA OBRA… FEZ UM ROLETE COM MANIVELA PARA ALÇAR OS BALDES DE MASSA PARA OS ANDARES DE CIMA…O CAL ERA DE PEDRA PARA QUEIMA LO ERA DEIXADO NA ÁGUA E A ÁGUA CHAGAVA A FERVER…QUANDO QUEIMADO , VIRAVA CINZA E ENTÃO ERA USADO NA MASSA.ESSAS SÃO ALGUMAS LEMBRANÇAS MINHAS.;

  2. Valberto, sou filho do Salvador Cadorin. Fiquei emocionado com seu depoimento. Sessenta e seis anos depois a história continua viva nas nossas lembranças. Um dos objetivos do site é valorizar a hsitoria que cada um de nós produz durante o tempo da nossa existencia. quando passar a pandemia quero ir visitar a igreja em Bentânia. Enquanto isso vou tentar idntificar os demaiss pedreiros . O Sr. João, dos dentes de uro, era o Sr. João Voltolini, compadre do Salvador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s