TORNEIO DE BOCHA – ANTIGO BOTECO DO SR.VALÉRIO SMANIOTO 1960-70

67847854_666796510456723_7886896639472828416_o
‘Registro fotográfico de torneio de bocha realizado na famosa cancha de bocha do boteco do saudoso Sr. Valério Smanioto, num domingo qualquer, que ficava localizado no Bairro Besenello em Nova Trento – SC., próximo do campo da S.R. Humaitá e defronte a Oficina Mecânica Franzoi. Memoráveis torneios de bocha lá eram realizados .'(Godofredo)

O Bocha ou Boccie é um jogo que consiste em lançar bolas e tem o objetivo de ficar mais próximo de outra bola mais pequena. Apesar de nem todos estarem de acordo, é de senso comum que este esporte terá tido origem no antigo Império Romano e o mesmo foi facilmente espalhado por toda a Europa quando os italianos estavam nas suas conquistas.No inicio do século XIX, este esporte era tão popular e comum que as pessoas jogavam por todo o lado, incluindo no meio das ruas e praças, sendo que o Carlos IV e o seu sucessor Carlos V de Espanha chegaram a proibir de ser jogado.O campo tradicional de Bocha é feito ou em terra ou no asfalto.Tem como medidas cerca de 27,5 metros de comprimento e entre 2,5 a 4 metros de largura. O campo deve ser delimitado com uns separadores, podendo eles ser de madeira, com uma altura de pelo menos 12 centímetros.O campo tradicional de Bocha é feito ou em terra ou no asfalto.Tem como medidas cerca de 27,5 metros de comprimento e entre 2,5 a 4 metros de largura. O campo deve ser delimitado com uns separadores, podendo eles ser de madeira, com uma altura de pelo menos 12 centímetros.Source: https://sportsregras.com/bocha-jogo-regras-historia/.

Em Nova Trento o jogo foi trazido pelos imigrantes  e era uma das diversões de finais de semana ou final de expediente em quase todos os bares/botecos  da cidade. era um jogo predominantemente  praticado por homens. As canchas ficavam anexas aos botecos ou  galpões de festa das igrejas o chão era batido e sobre ele colocada uma finíssima camada de areia  para permitir o deslizar das bochas.  Incialmente as bochas eram de madeira, confeccionadas na cidade por algum marceneiro.

Foto : Godofredo Tonini, Postagem e organização do comentário:  Jonas Cadorin

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s