ELEIÇÕES – PARA O PODER EXECUTIVO – NOVA TRENTO – SC – 1960

comicio1960

A foto complementa a postagem anterior, onde  o palanque aparece ao centro em tamanho menor. Interessante notar os dizer na faixa ao fundo: LOTT-Henrique Teixeira – JANGO-João Goulart-  que concorreram a presidência .“Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de outubro de 1960, tendo recebido 48% dos votos do eleitorado, contra 32% dados a Henrique Teixeira Lott e 20% a Ademar de Barros. Tomou posse, juntamente com João Goulart, no dia 31 de janeiro de 1961. Após 15 anos de domínio do PSD, a oposição finalmente chegava ao poder, embora com uma bancada minoritária no interior do Congresso. Em pouco tempo, instalou-se o conflito entre o Executivo e o Legislativo, que levaria o país à grande crise de agosto de 1961, cujo ápice foi a renúncia de Quadros e o veto dos ministros militares à posse do vice-presidente Goulart”.(https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/Campanha1960/A_campanha_presidencial_de_1960

Fato curioso:A Constituição de 1946, em vigor na época, previa que tanto presidente quanto vice-presidente deveriam concorrer em pleito eleitoral. Desse modo, dois candidatos com posições políticas tão díspares foram eleitos. Jânio Quadros pelo Partido Democrata Cristão (PDC) e João Goulart pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Jânio Quadros era apoiado pela União Democrática Nacional (UDN), e claramente adotava uma política antigetulista. Já João Goulart era herdeiro político de Vargas.(https://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart/). Nova Trento vivenciou tudo isso .

Na frente da esquerda para a direita, de blusa branca, Sra Lígia Doutel de Andrade, esposa do candidato a Vice-Governador Dr. Doutel de Andrade, desconhecida, candidato a Vice -Governador, o Dr. Armindo Augusto Doutel de Andrade, discursando, de terno preto e candidato a Governador, o Sr. Celso Ramos, sua esposa, Edhit Muller Gama e desconhecido.
Na fila de trás/ desconhecido/,de cabelos brancos, o Sr. Domingos Fachini, Sr. Francisco de Oliveira (Chico Jaques), e o candidato a Prefeito Municipal vencedor naquele ano, o Sr. Aires Manoel Rachadel, que administrou o município de 1961 a 1965. Também foram eleitos os candidatos a Governador e a Vice.
O menino que aparece no lado direito da foto embaixo do palanque, é o Professor Sr. Miraci José Valle, filho da saudosa Dona Iolanda Valle, que residia defronte ao Colégio Estadual Professor Francisco Mazzola, no centro.

” A foto  registrou o Comício Político realizado no município de Nova Trento – SC., no ano de 1960, na Praça Presidente Getúlio Vargas, ano em que foram escolhidos o Presidente da República, Governadores e Prefeitos, as eleições eram realizadas de quatro em quatro anos e a disputa era para todos os cargos do Poder Executivo, conforme o acima mencionados.
Nesse comício realizei meu sonho, queria falar com o candidato a Governador do Estado, apoiado pelo meu avô o saudoso Sr. Joaquim Battisti Archer, que era o candidato, o Sr. Celso Ramos.
Meu avô, levou-me à sua presença, além de pegar-me no colo, deu-me um forte abraço, saí dali radiante de alegria, eu tinha apenas 12 anos de idade, não perdia um só comício político, além de ouvir pelo radio todos os dias o horário eleitoral, nosso radio era da marca SEMP, que saudades. Dali em diante, selei minha vocação para a politica, fui eleito Vereador e Prefeito Municipal por duas vezes.” Foto e depoimento de Godofredo L. Tonini . Postagem e comentários: Jonas Cadorin

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s