HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO DA FAMÍLIA DARÓS

Recebemos do Leandro Luis Daros, a HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO DA FAMÍLIA DARÓS.

Era janeiro de 1878, inverno na Itália recém unificada. A Crise econômica e a fome (carestia) fizeram com que milhares de italianos imigrassem para Austrália, América do Norte e Sul. Umas dessas famílias foi a Darós, que deixou a “comune” de Serravalle (atual cidade de Vittorio Veneto, Treviso) a bordo do Vapor Portena em direção ao Rio de Janeiro. Na viagem de 21 dias a bordo do vapor cruzando o oceano Atlântico o capitão Robert escreve em seu diário de bordo: “o número embarcado nesse vapor é de 590, sendo 514 italianos e 76 austríacos. Duranta a viagem morreram 9”.
 
O patriarca e aquele que dá origem à família Darós em Nova Trento é Andrea Daros, à época (1878) com 32 anos. Veio acompanhado de sua esposa Pasqua, então com 26 anos, e dos filhos: Francesco (5 anos), Antonio (2 anos), Antonia (3 meses) e Gio-Batto (3 anos). O nome Gio-Batto trata-se de apelido de Giovanni Battista. No mesmo vapor Portena também estavam o sogro e sogra de Andrea Daros e outras famílias tradicionais de Nova Trento (Cadorin, Sartori, Ferrari, etc).
 
Não é claro na história o motivo da família Darós (do italiano Da Ros) oriunda do Veneto ter se fixado em Nova Trento, já que a maioria dos imigrantes do Veneto foram para o sul de Santa Catarina. Acredita-se que na chegada ao Rio de Janeiro tenham sido incluídos em um grupo de Trentinos que seguia para o sul.
 
Abaixo foto da capa do diário de bordo do vapor Portena e dos nomes da família Darós. 
Registro FamiliaVapor Portena

Saudações,


Leandro Luis Daros

 

Gostaríamos de agradecer a todas as colaborações. Estamos sempre a disposição no e-mail alferont@gmail.com

 

Anúncios

13 comentários em “HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO DA FAMÍLIA DARÓS

  1. Al Fero:

    Agradeço as informações sobre o meu bisavô : Andrea Darós e Bisavó Pasqua.

    Geltrudes Darós Tirloni

    Este e-mail ?? confidencial e de uso exclusivo de tudetirloni@hotmail.com, sendo estritamente proibida sua divulga????o, sem a devida permiss??o.

    ________________________________

  2. boa noite sou Flaviano darós Neto de Erminio Daros mais o pai dele nao sei o serto quem e mais sei que eles etavao no navio que dezem barcou no rio de janeiro.

  3. Sou Edemilson Daros (47) 999906720, filho de João Carlos Daros, que é filho de Luiz Daros Filho, que é filho de Luiz Daros, que é filho de Andrea Daros, não tenho dados apenas do bisavo Luiz Daros.

  4. Boa noite Amigo. Estou numa tremenda confusão. Descobri que meu bisavô chamava-se Andrea Daros, casado com Catarina Breda, porém pela sua informação era casado com outra pessoa.. Descobri meu bisavô porque ele levou meu nono Massimiliano Daros para se alistar. Tentei voltar no tempo e descobri na Itália um Andréa, porém. Zaros Cujos país são Antonio e Angela. Porém os Zaros vieram para o Brasil e não tinha nenhum filho Andrea!!!!!
    Tens ideia por onde devo iniciar novamente minha busca?
    Não encontro em nenhum navio a Viagem dos Daros com o filho Andréa!!!

    • Luiz estou com a mesma duvida, pois também estou a procura do Andrea casado com a Catarina Breda, através do meu bisavô Domenico Daros irmão do Massimiliano. Estou a procura de algumas informações sobre o Andrea!!!

    • Desculpa a informação equivocada, o Domenico não era irmão do Massimiliano. Se quiser entrar em contato tenho quase tudo da mesma linhagem. Só falta saber aonde Andrea e Catterina se casaram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s