Choupana dos Tiroleses

Imigrantes

Choupana dos Colonos Tiroleses – Ano 1875 – Nova Trento – Santa Catarina – Brasil

Foto tirada nos primórdios da colonização de Nova Trento, mostra os primeiros colonos da cidade desbravando o mato. Encontrando-se em meio à floresta virgem, os imigrantes derrubaram o mato e inicialmente construíram choupanas simples para servir de habitação, até que pudessem construir casas de  tábuas de madeira.
Importante ressaltar que naquele tempo os imigrantes não eram chamados de “trentinos”, mas sim de “tiroleses”; isso porque a região trentina, apesar de ser de língua italiana, pertenceu ao Tirol e ao Império Austríaco de 1258 a 1918. Esse é o motivo pelo qual os documentos históricos registram nossos antepassados trentinos como “naturais da Áustria”.

Em 1918, o Reino Italiano, contra a vontade da maioria da população local, anexou o sul do Tirol após a Primeira Guerra Mundial. As palavras “Tirol” e “tirolês” foram então proibidas pelo governo italiano, buscando apagar o antigo pertencimento ao Império Austríaco. No Brasil, no entanto, a palavra continuou sendo utilizada cotidianamente até o Centenário da imigração em 1975, quando a palavra “trentino” foi introduzida no Brasil após as visitas de comitivas da atual Província de Trento em comemoração ao Centenário; assim, os nomes “Tirol” e “tirolês” acabaram sendo parcialmente substituídos. Apesar disso, os nomes sobreviveram em lugares como o bairro Tirol, em Nova Trento; como a Colônia Tirolesa de Piracicaba (SP), a colônia Santa Maria do Novo Tirol em Piraquara (PR) e a Estrada dos Tiroleses, que leva à colônia trentina de Rio dos Cedros. Sobreviveu também na memória dos mais velhos, que até hoje ao se referirem aos seus antepassados dizem que eram “tirolesi” ou “italianos do Tirol”.

No canto inferior do blog pode ser encontrado um link para a “Apostila Trentina”, do Prof. Everton Altmayer (Circolo Trentino de São Paulo), que conta com mais detalhes a história centenária do Tirol, terra dos nossos antepassados trentinos.
Link para a apostila: http://www.ctsp.org.br/pdf/ApostilaTrentina.pdf

Colaboração: Banda Padre Sabbatini e Misael Dalbosco.

Anúncios

2 comentários em “Choupana dos Tiroleses

    • Um titulo sob uma foto pode mudar completamente o que ela retrata. É o caso desta foto. Os dizeres já vieram escritos sabe-se lá por quem e na realidade não é uma choupana de imigrantes. Observe bem, a foto e se verá que é uma equipe de agrimensores acompanhados de colonos e alguns negros fazendo medições de terras para fins de assento dos imigrantes. A choupana é uma moradia provisória. A identificação das pessoas é muito difícil nestas condições.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s