“Dia 10 de setembro de 1906. Foi transportada a estátua de Nossa senhora do Bom Socorro ao morro, em três horas e 15 minutos, em slitta(zorra), onde ficará provisoriamente na capelinha até que se possa construir o monumento. Foi celebrada missa , seguindo-se festa. a zorra, espécie de trenó, usado nas matas) foi puxado por cinco juntas de bois que se revessaram. Na chegada , a primeira providência foi colocar a estátua na capelinha. Vários homens fizeram o serviço.” A estátua foi doada pela condessa francesa da cidade de Rouen, Clermont Tonnerre, amiga da família do padre Alfredo Russel fundador do santuário. Composta de uma liga de ferro e bronze, media 2,12 de altura e pesava 705Kg. (Livro de crônicas, história domus, da residência dos jesuítas em Nova Trento, publicado pelo padre Inácio Spohr, 2020, p. 28)
A estátua de metal, que os peritos em arte não aprovam a pintura, foi pintada recentemente perdendo sua originalidade, encobrindo sua originalidade.
Fotos e comentários, Jonas Cadorin


No site do prefeitura da cidade consta como 1912 o ano da chegada (junho) e da colocação da imagem. Por qual motivo essa incongruência entre os relatos? Você conseguiria traçar uma linha do tempo precisa? Veja aqui essa informação, falsa ou não: https://novatrento.sc.gov.br/historia-nova-trento/?utm_source=chatgpt.com