Construção da casa de retiro dos padres jesuítas- Vila Fátima- Morro das Pedras – Florianópolis – Ano 1960

Pedreiros Nova Trento

De pé, da esquerda para a direita:  1-2-3- 4º Constante Cadorin-  5 – 6º Salvador cadorin – padre…, 8º Francisco Cadorin (mestre da obra), 10- 11º José (Bépi) Cadorin,12

Sentados 1-2-3-4-5-7-8-9- 10º Plácido Cadorin (casou e residiu na comunidade do Morro das pedras . São os Cadorin de Florianópolis)

Local: Construção da casa de retiros dos padres jesuítas- Vila Fátima-  Morro das Pedras – Florianópolis, sul da Ilha na década de 1960

A casa foi toda construída de blocos de pedras cortados no local Os senhores da esquerda e um sentado trazem as ferramentas (marreta e ponteiros utilizados no corte).

Havia carência de  equipamentos de segurança. Muitos trabalhavam descalços por falta de calçado que era um artigo caro na época. Usava-se mais para ocasiões especiais como missa, casamento…)

o, batizados, FESTAS…) Não havia betoneiras nem elevadores para transportar as pedras. Tudo era feito na base da força física .

Junto com os pedreiros experientes é possível ver a presença de jovens e uma criança que desde cedo aprendiam os segredos da arte de construir  fazendo com que Nova Trento fosse conhecida como  cidade dos pedreiros pela qualidade de sua mão de obra.

O grupo está alegre  na presença do padre e exibem  as bochas que utilizavam para descontrair nos momentos de folga.

Colaboração: Jonas Cadorin

Um comentário em “Construção da casa de retiro dos padres jesuítas- Vila Fátima- Morro das Pedras – Florianópolis – Ano 1960

  1. Boa tarde a todos Cadurin ..eu Sou do Paraná Marialva Perto De Maringá. Minha Avó Era Cadurin .ela veio com 7 ,Onos de idade junto com seu irmão mais velho e céu Pai e Sua Mãe Cadorin. Ou e no Estado de São Paulo São Simão eles se separaram e nunca mais se encontraram. Aí eles vieram para Paraná .e nós só conhecemos ela minha Avó Cadorin.. maria.ela se casou com Fermino Botaro… Meu Nome e NERZIDIO BONACiN NETO DE MARIA CADORIN QUEM CONHECER OS CADORIN ENTRA EM CONTATO CONOSCO PELO IMIO .bonacinnerzidio@gmail.com.

Deixe um comentário